As raças de escolha para muitos sistemas de produção no Brasil são a Holandesa e a Jersey. Muitos técnicos têm considerado o cruzamento entre essas raças como alternativa para melhorar a lucratividade de algumas fazendas. Hoje em dia, devido a alta competitividade dessas duas raças, preocupações com a introdução de genes que causarão prejuízos provenientes de qualquer uma das raças são mínimas. A flutuação dos preços de insumos (variando a qualidade do que é oferecido para o gado) e as rigorosas condições climáticas durante alguns meses do ano (principalmente no verão) em muitas das regiões produtoras de leite no Brasil, requerem muito dos animais. Esses problemas acabam se refletindo na saúde e na fertilidade (entre outros) e o cruzamento entre raças é uma das alternativas para melhorar esses aspectos, porque para muitas características de relevante importância econômica, as diferenças entre raças são muito maiores do que as diferenças dentro de uma raça específica, além disso, possíveis benefícios podem ser gerados pela heterose.
O 'vigor híbrido' ou heterose, é o oposto da perda por consanguinidade e indica o quanto o animal se diferencia da média dos seus pais. Por sua vez, a consanguinidade vem aumentando ao redor de 2 a 3% por década na maioria das raças, o que torna o cruzamento entre raças cada vez mais atrativo.
Por:Daniel Caraviello Médico Veterinário, Doutorando Universidade de Wisconsin- Madson
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Oi Carol !
ResponderExcluirAchei muito bom o seu texto.
Concordo que a heterose traga muitos benefícios à saúde e fertilidade do animal, mas eu gostaria de saber uma coisa ... Cruzando o Jersey com o Holandês, qual é o ganho em produção (carne e/ou leite) para o produtor?
Mari....
ResponderExcluirPrimeiramente obrigada pelo comentário...
Esclarecendo a sua dúvida... como Jersey e Holandes são raças para aptidão leiteira o ganho em produção será leite.. trazendo vários benefícios para o cruzamento como alta produção de leite da Holandesa, e longevidade da Jersey!!!!
Espero ter esclarecido!!!
Ola Carol
ResponderExcluirTambém gostei muito do texto, acredito ser as raças mais utilizadas na bovinocultura de leite. Cada uma tem tem o seu diferencial, sendo a jersey superior na vida reprodutiva e com maior facilidade de parto e a holandesa tem maior produçaõ leiteira. o cruzamento ajudara a selecionar o que as raças tem de melhor.
Laila!!!
ResponderExcluirCom certeza são duas raças que darão certo para o melhoramento.
Acho um cruzamento bem viável para o produtor!!!
É isso ai Carol...
ResponderExcluirTemos que avaliar os pontos fortes de cada raça, pra podermos trabalhar ao maximo o vigo hibrido.
Muito bom!